terça-feira, 13 de agosto de 2013

EU ACHEI !!!

Esta ainda não é a aplicação da ilustração de  O Tesouro que existe em você., postado neste blog. Mas quero colocar um texto em celebração ao recente enlace matrimonial de nossos amigos Vanderson Queiroz e Miriene Lira. Desejo que seus anos sejam sempre na presença gloriosa de Cristo. E que façam do relacionamento de vocês uma mistura tal com Ele, que não possam distinguir entre Vanderson, Miriene e Cristo, mas que sejam três em um só.
E também é para os demais jovens que copio este post. Para aqueles que almejam o tão sonhado casamento; Para aqueles que  já estão com os pés no altar; E para aqueles que ainda nem estão sonhando com a futura: 

Homem, busque uma esposa que se enquadre em Pv 31.10 "Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas"
E a você mulher, busque formar em sua vida um caráter semelhante ao do verso 30 no mesmo capítulo e livro: "A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada".

Texto extraído da revista Vigiai - Ano II - Edição 08 - p.29
Por: Zaqueu Moreira de Oliveira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EU ACHEI!!!

"Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas" 
(Pv 31.10)

Será tão difícil assim? Afinal de contas a população feminina no mundo e no Brasil é maior que a masculina; também a média de vida da mulher supera a do homem. O texto não se refere a encontrar qualquer uma, mas a que tenha condições de uma verdadeira esposa. Daí a dificuldade!

Mulher virtuosa não é a que manda no marido, nem a que se anula para obedecê-lo; não é a quer só trabalha fora, nem a que fica o tempo todo em casa; não é a desleixada, que não se cuida, nem a que passa todo o tempo para se produzir; não é a que se ocupa em falatórios maledicentes e inúteis, nem a silenciosa "dondoca", com ar de superioridade. Semelhantes a essas existem muitas, algumas até agindo como se fossem solitárias desesperadas.

A mulher que o homem procura, como mais valiosa do que jóias,
- É confiável e fiel "O coração de seu marido confia nela";
- É coerente de constante "Ela lhe faz bem, [...] todos os dias da sua vida";
- É trabalhadora "Trabalha de boa vontade com as mãos"
- Trabalha em casa "Ela se levanta e dá mantimento à sua casa"
- Trabalha fora de casa "Considera um campo, e compra-o"
- Cumpre a responsabilidade de mulher para com o marido "A sua lâmpada não se apaga de noite"
- É altruísta e beneficente "Abre a mão para o pobre"
- Cuida da família "Não tem medo da neve, pois todos da família andam bem vestidos"
- É dona de casa "Olha pelo governo de sua casa"
- Não ofusca seu esposo " Conhece-se o seu marido nas portas"
- Cuida de se mesma com dignidade "A força e a dignidade são os seus vestidos"
- Prudente e sábia "Abre a sua boca com sabedoria"
- É respeitada e reconhecida pelos familiares "Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido.
- É fiel ao Senhor "A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada"
(Pv 31.10-30)

Mister se faz que cada mulher busque a virtude cristã ao invés de recompensa e posições de mando e superioridade. "Enganosa é a graça, e vã a formusura; [...] louvem-na nas portas as suas obras" (Pv 31.30-31). O escritor de Provérbios já se expressava: "O que acha uma esposa acha o bem e alcançou benevolência do Senhor" (Pv 18.22). Não é sem razão que muitos maridos tratam suas esposas como "meu bem".

Que possamos encontrar esse "bem", alcançando o "favor" do Senhor, de tal forma que respondamos aos questionamento do poeta sacro com vigor e alegria: "Eu achei!!!"

Por: Zaqueu Moreira de Oliveira
(Extraído e adaptado do livro deste mesmo autor: 
De coração para coração. Recife: STBNB Edições
2001, p. 116-117)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Tesouro que Existe em Você (parte 1)

E aí pessoa, tudo tranquilo? 

Ontem (11/08) preguei na Igreja Batista do Alto da Boa Vista (mês da juventude) e o tema abordado é “Desperta!”, com a divisa em Isaías 6.9: “Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.”


Então quero deixar para você a mensagem que foi levada para a igreja. Na verdade já a preguei em mais dois lugares, porém ela continuamente fala ao meu coração toda vez que reflito nela. Meu desejo é que você reflita também e peça direção do espírito para aplicá-la em sua vida.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O HOMEM E O VASO
Um homem saiu para comprar um vaso e chegando na loja falou ao vendedor que buscava um vaso especial para guardar um bem muito valioso, algo realmente precioso.
Então o vendedor o levou para um corredor repleto de vasos distintos. Não havia nenhum semelhante ao outro. Vasos grandes e pequenos, largos e estreitos, e de todas as cores imagináveis.
O vendedor mostrou-o um vaso chinês, feito de porcelana branca e desenhado à mão com tinta de ouro. Mas o homem torceu a cara e disse que aquele vaso não lhe agradava. Logo, trouxe-lhe outro vaso mais belo ainda. Um vaso indiano, feito com jade e incrustado de desenhos talhados em marfim. Porém, mais uma vez, o homem disse que não era o vaso que buscava. Ele desejava algo mais simples, sem muita extravagância.
“Agora compreendo o gosto do freguês, disse o vendedor, o senhor gosta de objetos mais rústicos.” Então este se enveredou nos corredores adentro e, sem demora, trouxe para o homem um vaso de barro. Mas era um lindo vaso africano com desenhos coloridos de encher os olhos, todos feitos por crianças daquele país, que retratava os belos animais e o pôr-do-sol alaranjado.
“Realmente é um belo vaso que você me trouxe, mas o que eu preciso é de...” Foi o quando o homem fixou seu olhar no final do corredor, bem no canto da parede. Um conjunto de potes de barro, que pareciam largados ali.
Desses potes de barro!!! É de um desses que estou precisado!, exclamou o homem com os olhos brilhando. Mas o senhor não disse que era para guardar um tesouro valioso, um bem muito precioso, disse o vendedor, com um ar de desdém. E esse serve muito bem para o que eu quero guardar, disse o homem finalizando a conversa.
Então o homem levou para casa nada mais que um vaso sem tintas de ouro, obras de marfim, nem mesmo desenhos coloridos. Um simples e singelo vaso de barro.
Acabou a história? Só isso? E o tesouro?O que era?

Quando chegou a casa o homem guardou no vaso a preciosidade e foi dormir, pensando no destino que daria aquele vaso na manhã seguinte.
Ao acordar, colocou o vaso em seu carro e dirigiu até a cidade mais religiosa da região, conhecida como Juazeiro do Norte, terra conhecida por suas romarias e também pela estátua do padre Cícero.
Chegando lá ele cumpriu o seu intento e ofereceu o seu vaso com o tesouro. Mas não entregou para a estátua e muito menos para o padres da região.
Foi para cada romeiro que passava que o homem tirava do seu vaso de barro um pouco de água. O tesouro precioso para os romeiros que, sedentos, caminham em busca de um pouco de luz e direção em sua vida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como este post vai ficar enorme eu vou dividi-lo em dois. Aqui deixei a ilustração e em breve eu vou escrever a aplicação que vai levar essa mensagem.
Você já pode tirar algo só deste texto, mas há muito mais para ser dito com essa história. Também deixo o texto em que vamos nos basear: II Coríntios 4.1-7

4.1 Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;
4.2 pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
4.3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, 
4.4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 
4.5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.
4.6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração,para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 
4.7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
Que Deus abençoe a sua vida e aguarde a segunda parte com a aplicação. 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cozinha & cia

Eu quero compartir com vocês uma página do meu diário. 

10.05.2013 - Lima, PERU

"Muitas coisas boas boas acontecem no Radical. A melhor delas, para mim, é o fato de você se descobrir.
Descobrir a pessoa que você realmente é. Saber até onde está disposto a ir por um propósito muito maior que a sua vida. Chegar aos seus limites emocionais e físicos e superar os "limites" espirituais. Aprender a sempre querer dar mais para o Rei da Glória!


Acabo de preparar meu primeiro feijão! Há muito tempo já havia tentado fazer um, mas ficou horrível! :p Esse de hoje não! Está gostoso, tem gosto de feijão e de SUPERAÇÃO!


Não é por ter conseguido fazer o feijão, mas sim pelo fato de saber que estou ultrapassando meus limites. Indo além do que eu imaginava. O que era desconhecido está tornando-se familiar. Deus pode transformar realidades, a gente com Ele se torna bem melhor!!

Sempre estou tentando me superar quando tenho que cozinhar. Sempre estou tentando vencer minhas limitações emocionais e espirituais que eu mesma ponho, por exemplo, a preguiça de orar, de ler a Bíblia, de passar tempo a sós com Deus, de ser sincera com os meus sentimentos, de me aproximar mas não me apegar as pessoas, de lutar contra a baixa estima, contra o desânimo e tantas outras coisas..

E com tudo isso eu vejo o quanto é bom servir a um Deus que mesmo conhecendo todos os meus pecados, meus complexos e meus defeitos, ainda assim me ama, me quer, me espera, me perdoa, ajuda, ensina, consola e está sempre comigo. 

Ele é um lindo mesmo! "

Quanto mais servimos a Deus, mas somos transformados por Ele.



Érika Freitas-RLA8

sábado, 25 de maio de 2013

A FAMA, O GRUPO E O VICIO.

A FAMA, O GRUPO E O VÍCIO.

A juventude é um período da vida onde ocorrem mudanças essenciais para o ser humano. Na adolescência ele passa por um processo de formação de identidade buscando um grupo onde possa se ajustar e ser recebido. Quando chega a juventude ele busca o grupo para mostrar a ideologia que formou, expressando ao mundo as suas ideias e o seu eu.

Sabemos que a juventude é muito ativa. Um dos exemplos é a imagem da passeata “DIRETAS JÁ”. Jovens com os seus rostos pintados em protesto, buscado seus direitos. E eles usam uma ferramenta de expressão poderosa: a mídia. Com ela o jovem utiliza teatro e musica; texto e imagem; tudo para revelar suas ideias ao mundo.

E por meio da mídia o jovem tem um grupo poderoso para comunicar seu pensamento: O GRUPO VIRTUAL ou a rede social virtual. Nela o jovem revela a mundo, literalmente inteiro, tudo o que ele desejar. Tornando-se famoso em minutos, somente através de um clique. E a fama é algo que muitos jovens correm atrás, pois ser reconhecido é necessidade do ser humano.

Não há problema algum no reconhecimento, mas o problema está na maneira em que o jovem busca esse reconhecimento. Pois fotografam situações absurdas, gravam algo sem sentido, escrevem algo sem utilidade e então publicam. Para piorar, o grupo o recebe com aprovação, fazendo-o repetir a dose. Até que o grupo não se satisfaz mais, e o jovem busca realizar algo mais ridículo que o anterior. E assim entra em um círculo vicioso. O VÍCIO DA FAMA E DA APROVAÇÃO.

JOVEM FAMOSO?
Semelhante a essa situação ocorreu com um jovem na Bíblia. Ele era famoso, todos corriam para vê-lo, não por ele mesmo, mas porque sofria com a possessão de um espírito que o jogava no fogo, o fazia espumar, sacudir e rilhar os dentes. E o pai do rapaz se incomodava com essa situação. Então foi leva-lo a Jesus para expulsar o espírito. Um jovem com essas características não é fácil de esconder.

Mateus 9
25. Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele.
26. E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: morreu.
27. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o erguer, e ele se levantou.

O JOVEM ERA UM ESPETÁCULO. TODOS CORRIAM PARA VÊ-LO.
Este rapaz era famoso. Daria um bom vídeo no youtube. Apareceria nos programas de televisão que mostram os melhores vídeos da internet e acabaria virando um meme. O grupo aprovaria a situação do rapaz e ainda passaria adiante para todos o verem. Mas não o ajudaria, pelo contrário, usaria a sua imagem para ganhar dinheiro com propagandas.
E isso ocorre com o jovem que se permite passar por situações constrangedoras apenas para ganhar alguns minutos de INfamia. Porém mal sabe que a fama não pertence a ele.

A FAMA ERA SEU DEMÔNIO. MUDO E SURDO.
Muitos jovens acham que estão se tornando famosos por eles serem quem são. Porém estão sendo enganados. São apenas entretenimento para o grupo, que não está interessado realmente no jovem e nem em seus problemas. O grupo se faz de surdo e mudo, não escuta o jovem falar e nem fala o que o jovem precisa ouvir.  Apenas usa-o para se divertir.
Mas o grupo condiciona-o a repetir a situação através de aprovações. Dá a entender que a fama é do jovem e prende-o em um vício de ser assistido e comentado. O jovem busca de alguma maneira estar na mídia e acaba inventando situações cada vez mais ridículas de se expor. E assim o grupo mais uma vez recebe o seu entretenimento enquanto os jovens sofrem para receberem uma atenção.


JESUS NOTOU A SITUAÇÃO DO JOVEM E EXPULSOU O DEMÔNIO.  TODOS O JULGARAM COMO MORTO.

Assim como o jovem da Bíblia precisou da libertação do espírito surdo e mudo, o jovem preso neste vício da fama inglória imposta pelo grupo precisa de libertação. Jesus reconheceu o sofrimento. Viu que a situação fazia mal ao rapaz a sua família, mesmo que ele não a sentisse. E o jovem, semelhantemente, não se percebe preso a um mundo de aprovação passageira. Somente Cristo é que pode liberta-lo deste vício, mas o jovem também precisa de outro grupo sadio que o acolham como pessoa e não pelo que ele faz ou deixa de fazer.
Quando Cristo libertou o rapaz o grupo o julgou morto, pois o espírito parou de se exibir. E com certeza isso ocorrerá com muitos jovens que forem libertos desse vício. Pois não buscarão mais a aprovação do grupo, não mais se permitirão passar por situações inúteis. Não mais farão o que o grupo quiser. E eles o julgarão como morto, parado e sem fama.

JESUS O ERGUEU PARA QUE ELE TIVESSE VIDA PRÓPRIA.
Jesus tomou o jovem pela mão e o levantou. Ergueu-o para que pudesse ser quem ele é. Sem espumar, sem se atirar no fogo, sem rilhar os dentes. Mas ser um jovem que pode pensar, agir, falar e conversar. Ser um jovem que pode viver.

Quantos jovens estão amarrados. Não vivem tranquilos enquanto alguém não fala sobre o que eles fizeram. Cristo veio libertá-los desse vício e veio dar uma vida abundante. Uma vida plena de paz. Não para agradar ao mundo, mas para agradar a um Deus que não exige nada além do que já foi feito por Jesus. Um sacrifício na cruz. Tudo que vem além é escravidão, é vício de fama e aprovação.
Anderson Thiago

Leprosos da Comunicação



A vida passa depressa, como já dizia o profeta Isaías: “Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR”. O mesmo hálito que foi soprado nas narinas de Adão para gerar alma vivente. 

E ao criar o Senhor exclamou: “Vamos deixa-lo viver por si só. Não precisa de nós é independente e autossuficiente.” Bem sabemos que não foi assim. O Senhor criou uma auxiliadora idônea que o correspondesse em tudo. Criou-os para ter uma relação. Criou-os para terem comunicação.

Comunicação é transmissão de ideias. Originada de communicare, palavra em latim que significa usar em comum, partilhar. E tem o mesmo sufixo de koinonia, ou seja, a desejada comunhão.

Se o homem foi criado para viver em comunicação porque alguns vivem como leprosos mentais, com medo de serem condenados, como se atacado por uma ideia contagiante e para não causar espanto ficam em reclusão espontânea?

A impureza era o motivo do leproso viver afastado da comunidade, mas o próprio Senhor curou aqueles que viviam a margem, inserindo-os no local de onde não eram para ter saído. E hoje volta-se a criar os leprosários, cidades repletas de ideias magníficas, confundidas com aquelas idéias que realmente precisam ser internadas.

A comunicação se tornou um bem de consumo. Um meio de sustento, uma obrigação. Perdeu-se o prazer de compartilhar, de trocar ideias, de contar novidades do dia a dia. Agora comunicar é trabalho, é recurso mensurável, onde até um “oi” e um “bom dia” são contados como pontos para uma promoção.

Retire o status, retire o ganho e sobra o que realmente importa, a pessoa como ela é, o Adão e a Eva nus e sem vergonha. Talvez seja isso que falte na comunicação. Pessoas sem a malícia da condenação, que se permitem escutar e ser ouvidas. Apenas por valorizar a pessoa que compartilha.

Você foi criado para se comunicar, e para isso você precisa valorizar aquele que busca a você para falar. Não se desespere com as ideias que você vai ouvir, muitos leprosos surgirão. Não os atire na reclusão e nem permita que eles se lancem lá. Pelo contrário, os entregue ao Senhor para que Ele possa curá-los e envia-los de volta à comunhão.

Anderson Thiago

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O caminho certo a seguir.


          Um jovem casal  estavam se preparando para fazer uma viagem, estavam ansiosos pois estavam planejando a muito tempo. Levaram o carro para revisão, encheram o tanque, arrumaram as malas, se despediram dos amigos e familiares... mas quando foram pegar os mapas perceberam que todos davam informações diferentes para o mesmo destino. Resolveram seguir viagem mesmo assim. Pegaram a estrada e foram no caminho sem ter certeza se estavam seguindo o caminho certo, tentaram se guiar pelos mapas - "Primeiro este", "Mas este parece está mais certo", "Olha estamos exatamente aqui, veja neste mapa" - mas não chegavam a lugar algum. Desistiram dos mapas. Começaram a tentar se localizar pelas placas que estavam a beira da estrada - "Vida Eterna à 30 Km", "Para 'Alegria' pegue o caminho a direita" - mas só se perdiam mais ainda, todos seus quias estavam errados, mentiam pra eles. Depois de muito tempo andando por estradas que não os levavam a lugar nenhum, avistaram um homem na beira da estrada que vinha no sentido contrário e tiveram a ideia de pergunta-lo onde ficava o lugar para onde eles estavam indo - "Com licença senhor, sabe como que chego à Vida Eterna?", depois de um minuto de silêncio aquele homem respondeu "Só existe uma estrada que leva a este lugar, é uma estrada difícil mas muito bonita, e no final dela você vai perceber que valeu a pena".
          As pessoas neste mundo procuram um lugar onde se sintam bem, onde sejam felizes verdadeiraMENTE. Mas estão sempre no caminho errado, os mapas não estão corretos e sequer tem logica no que dizem, as sinalizações que elas conseguem ver dão instruções erradas e que não as levam para O caminho certo.
          Nós estamos no caminho delas e sabemos o caminho certo a seguir para a felicidade verdadeira, sabemos que só existe um caminho, sabemos que só ele é verdadeiro. Podemos passar por elas e não reagirmos a sua sede por amor ou podemos instrui-las ao caminho a seguir.

Pense nisso.
Pense no que você esta fazendo.
Você sabe o que Deus lhe ordenou.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Estar ocupado ou com a "mente vazia"?


   Quantas vezes você já ouviu numa pregação a seguinte frase "Deus chama os ocupados"?
   Eu já ouvi várias!
   Logo que escuto essa frase logo vem outra na minha mente "Mente vazia - oficina do diabo" (escuto essa desde criança), são frases diferentes mais que me traz  aprendizados similares. Deus fala comigo, trata comigo quando estou ocupado na sua obra.
   Quantas vezes já buscamos ouvir a voz de Deus a respeito de seus planos pra nossas vidas? Desejamos realizar os planos de Deus, mas as vezes não ouvimos de Deus  se devemos ir pra cá ou pra lá, e ficamos assim meio sem saber o que fazer, perdidos.
   Deus quer usar nossas vidas assim como usou a de Davi, a de Pedro e a de Elizeu, mas pra sermos usados na obra temos que estar ocupados, comprometidos na obra. Nenhum dos exemplos que citei recebeu o chamado do Senhor e viveram os planos de Deus em suas vidas enquanto estavam desocupados, todos estavam fazendo algo. Davi pastava as ovelhas de seu pai (1 Sm 16), Pedro pescava (Mt 4) e Elizeu  estava arando o campo (1 Rs 19), perceba que esses homens eram responsáveis por algum trabalho e Deus falou com eles enquanto os desenvolviam. Se naqueles dias de seus chamados tivessem ficado em casa por que estavam cansados demais, ou por que o dia estava muito quente e resolvessem ficar em casa, ou seja, tivessem alguma desculpa para não cumprir o suas responsabilidades, talvez eles tivessem perdido as suas bençãos. 
   Enquanto não vermos a obra do Senhor como responsabilidade nossa estaremos vendo o tempo passar e as oportunidades de fazer algo grande pra Deus escaparem como areia entre nossos dedos, se envolver na obra não é o suficiente, está comprometido com a obra e com o Senhor dela é o que precisamos fazer pra que a vontade de Deus se cumpra em nossas vidas. Planos como o de tornar Davi rei, Pedro um dos discípulos de Jesus e Elizeu um grande profeta é o que Deus tem separado pra VOCÊ, não deixe isso torna-se areia.
Estar ocupado na obra do Senhor é onde quero está! E você?
   

Carta da (Uni)Jovem Missionária Priscylla Maressa diretamente da comunidade São João do Tupé.

"Mas não dou valor a minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu pra fazer. E a missão é esta: Anunciar a boa notícia da graça de Deus" (Atos 20:24)

  Que a graça e a paz de nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de vocês. É uma grande honra está no campo, ainda em treinamento, porém em crescimento. Já se passaram dois meses e podemos dizer que não tem sido fácil, falta menos de um mês para terminar o treinamento e nossa formatura será dia 18 de Maio no templo da Igreja Batista Boas Novas.
  Aqui na base, as atividades acontecem muito cedo desde 6 da manhã e vai até 21:00 h, temos aprendido muito. Durante a semana são as aulas teóricas e no fim de semana temos aulas práticas, então vamos para uma comunidade e ali temos feito muitos estudos, e trabalhando com as crianças e muitas pessoas estão ouvindo e abrindo seus corações ao Senhor, porem existem muitas casas que estão de portas fechadas para nós, mas Deus sabe de todas as coisas. Nas segundas-feira é nossa folga, dia de lavar roupas no rio e descansar um pouco mais.
  Neste local tenho aprendido muitas coisas boas como: fazer horta, colher, matar galinha (já matei 2), fazer giral, dirigir rabeta, fazer fogo na lenha, construir fogão de barro, e cozinhar no fogão a lenha. Passei quatro dias na sobrevivência, foi uma grande experiência para minha vida. Nossa grade curricular tem sido bem interessante e já tivemos várias disciplinas sendo: discipulado, evangelismo, ética cristã, antropologia, batalha espiritual, primeiros socorros, igreja multiplicadora, teologia, dons espirituais, trabalho em equipe, mistério infantil, missiologia, liderança e além dessas já aprendi 15 narrativas bíblicas.
  Meus irmãos, tenho aprendido muito, mas tenho enfrentado muitas tribulações, batalhas espirituais e sonhos ruins, mas Deus tem me fortalecido e cuidado de mim, as orações dos irmãos tem ajudado muito a me manter de pé, por isso vos peço que continuem em oração, pois todos os dias oro pelos irmãos. Ainda peço aos irmãos que orem pela equipe dos radicais que se dispuseram durante dois anos e deixaram suas famílias pela obra e são eles: Ana Carolina Justino, Gilmara Fabiana, David Silva, Diago Diniz, Felipe Souza, Manoel Aquino, Ana Carolina Militão e Priscylla Maressa.
  As duplas já foram formadas e irei com Ana Carolina Justino e sabemos que as lutas serão grandes mas as vitórias serão maiores, nós iremos para o município de Nova Olinda, para uma comunidade chamada "Foz do Canumã". Sinto saudade da minha igreja, da comunhão, de participar da ceia e dos jovens, mas me realizo em saber que estou fazendo aquilo que está no coração de Deus. "Suplico a vocês que orem por afim de que Deus me dê a mensagem certa para que quando eu falar, fale com coragem e torne conhecido o segredo do evangelho" (Ef 6:19).
  Amada igreja aguardo todos vocês para a formatura, pois quero agradecer pessoalmente cada irmão por esta primeira etapa. Lembrando aos jovens que o fim de semana radical será dias 03, 04 e 05 de maio de 2013, conto com a presença dos jovens desta igreja.
  Agradeço a Deus todos os dias pela vida dos irmãos que me sustentam em oração e amor, orem também pelos nossos líderes e voluntários que fazem de tudo para que o Projeto Radical Amazônia seja melhor: Pr. Donaldo e Marinalva Santos, Pr. Arão e Tiffany Epps, Pr. Isaac e Vanusa Balieiro, e Mis. Ioli Machado. Louvamos muito a Deus por suas vidas.

Fraternalmente em Cristo;
Missionária da Segunda Igreja Batista de Manaus no Projeto Radical Amazônia.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Para a Liberdade Cristo nos libertou...

Jesus morreu para nos dar vida. Por isso devemos mortificar nossa carne e nossos desejos, afim de vivermos a liberdade que Cristo nos oferece.
"Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei pois firmes e não vos dobreis novamente a um julgo de escravidão." Gálatas 5.1
No livro de Gálatas, o apóstolo Paulo alerta seus destinatários a permanecerem firmes com Cristo, vivendo a liberdade para a qual Cristo nos libertou. Além disso, ele reforça essa idéia sugerindo que eles não venham a se dobrar novamente a um julgo de escravidão. De acordo com o contexto, esse julgo está relacionado com o viver debaixo da Lei, tentando cumprir a Lei.
O interessante disso tudo é que a Lei naquele momento representava a religiosidade. Os judeus acreditavam que seriam "salvos" (justificados) através do cumprimento da Lei. Mas Paulo afirma várias vezes que a justificação é pela Fé. O sacrifício de Jesus foi suficiente para que tivéssemos vida. Ele é suficiente para nos justificar. Portanto, não devemos estar debaixo do julgo da religiosidade, pois esta escraviza, mas devemos viver a liberdade.
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8.32
Jesus disse que quando conhecêssemos a Verdade seríamos libertos. Em João 14.6, quando interrogado por Tomé acerca do caminho (para o céu), Jesus disse: "Eu sou caminho, e a verdade e a vida; niguém vem ao Pai senão por mim". Jesus é o caminho, Ele é o referencial, o único modelo que devemos seguir; Ele também a verdade, Ele é o único que pode nos dar a verdadeira Liberdade; Por Ele somos libertos e temos a vida eterna.
Voltando para Gálatas 5.1, através deste versículo, Paulo (usado pelo Espírito Santo) nos alerta para que vivamos o verdadeiro evangelho, libertos do pecado, para seguir a Cristo e fazer a sua vontade que é boa, perfeita e agradável.
Talvez você seja um crente que frequenta uma igreja assiduamente. Talvez você ache que está no Caminho, por participar de eventos esporádicos na sua igreja, ou por ajudar as pessoas mais humildes ao teu redor. Mas talvez você tenha deixado de se relacionar com Deus. Talvez você tenha parado de ler a bíblia e orar, ou talvez você faça isso como um ritual (religiosidade).
Talvez..
Você conhece todos os "Talvez" que são fatos na sua vida. Você sabe que pode estar perdido na casa do Pai. E o que você pode fazer pra mudar isso? Bem, você pode começar voltando ao primeiro amor, conhecendo a verdade (Cristo) e vivendo a liberdade que Ele pode te dar. Quando você se dedicar a a conhecer mais e mais ao Senhor, quando a leitura da bíblia deixar de ser apenas uma obrigação, e seus momentos de oração passarem a ser mais prazerosos, então você estará pronto para viver a verdade. Porque você conhecerá essa verdade (que é Cristo) e ela te libertará!!

Que nós, como juventude da SIB, possamos viver verdadeiramente esta liberdade!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Unijovem Radical [Érika Freitas]

E-mail da Érika, levemente atrasado mas foi feito com carinho e dedicado a Unijovem SIB!


Olá queridos! Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre vocês! Estou muito feliz por saber que a juventude está vivendo um novo momento e buscando fazer a vontade de Deus! Minha oração é que o Senhor guie a vida e os planos de cada um! Agora, vou lhes dizer um pouco do que tem acontecido em minha vida desde o dia 18 de Janeiro! Participar do projeto Radical Latino Americano Turma 8, sem dúvida tem sido um presente de Deus para mim! Saber que estamos em Suas mãos nos traz muita alegria! Na segunda semana de treinamento realizamos um impacto em uma praça aqui da cidade de Dourados-MT. Apresentamos obras de teatro, dança, stomp e pirâmides humanas e ali cerca de 30 pessoas receberam a Jesus como Senhor de suas vidas! 





     Na maior parte do tempo estamos em aulas, e na outra parte do tempo em aula também! Nossas vidas aos poucos vão se transformando e a comunhão vai aumentando. Experiências muitos especiais e que nos aproximam bastante é quando temos que dividir algo. Por exemplo, os doces. Que tal dividir um chiclet para 5 pessoas?! (é isso mesmo! Aquele quadradinho minúsculo), ou um bombom de caramelo para 4?!. 



 Ah! Não posso deixar de compartilhar a alegria quem tenho tido em estar aprendendo a cozinhar também!! J Deus é misericordioso! Agora, estamos nos preparando para a parte prática do treinamento. Peço que vocês continuem orando para que o Senhor continue a abrir as portas como tem feito até aqui e que os corações comecem a ser quebrantados pelo Espírito Santo. Sabemos que sem Ele nada podemos fazer porque Ele é o dono da obra! Um grande beijo no amor do nosso Senhor Jesus Cristo, Érika! “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20.24 

Estou orando pela UniJovem! Fiquem firmes!




domingo, 7 de abril de 2013

Jantar Progressivo


Neste sábado, 06 de abril, realizamos nosso Jantar Progressivo em prol de missões mundiais. Louvado seja Deus, que nos usou para glorificarmos o Seu nome. O evento consistiu em uma viagem pelos 5 continentes, passando pelo México, Portugal, Angola, Japão e Australia.



Inicialmente os passageiros chegavam ao nosso Aeroporto (SIB), e faziam check in no nosso Hall de entrada. Em seguida, eles passavam pelo detector de metais, e eram questionados a respeito de missões. Eventualmente, o alarme apitava e a pessoa que estivesse passando no detector deveria dirigir-se à sala da Polícia Federal (Gabinete Pastoral) para responder algumas perguntas e orar por missões.



Após passar pelo detector de metais, os passageiros eram direcionados ao nosso salão de embarque (Templo). No salão de embarque as pessoas puderam conhecer um pouco sobre todos os trabalhos missionários desenvolvidos pela Junta de Missões Mundiais, enquanto aguardavam seus respectivos vôos. Quando um vôo era anunciado as pessoas se dirigiam ao guia no final do salão de embarque, o qual era responsável por verificar os bilhetes dos passageiros e orientá-los durante toda a viagem.



A viagem começava em Portugal. Onde foram servidos bolinhos de chuva, bolinhos de bacalhau e ainda uma degustação de suco de uva, tudo isso com um instrumental de música portuguesa ao fundo. No méxico foram servidos nachos (doritos com molho) com um molho Hot de carne, e outro molho de queijo. No Japão servimos Sobá e refrigerante. O sobá é um prato japonês parecido com yakisoba, que leva omelete, e carne (além de outros temperos). Na Angola foi servida uma Moamba de Galinha (adaptada). Este prato consis


te em pedaços de galinha cozidos com diversos temperos (muitos dos quais não temos no Brasil). Mas ainda assim, o prato estava uma delícia. Por fim, na Australia, servimos bolinhos de chocolate "Australianos".



Em todas as salas, haviam duplas de nativos ou de missionários, que falavam um pouco da cultura e desafios missionários dos seus respectivos países.



Enfim, o Jantar Progressivo deu um trabalhão. Mas graças a Deus, tudo isso valeu a pena. Passamos um sábado inteiro trabalhando, nos divertindo e em comunhão uns com os outros. Mais uma vez queremos agradecer a TODOS os jovens que ajudaram, contribuíram com doações, que atuaram (nas salas, no check in, como guias, como a "voz do aeroporto", como segurança), que ajudaram na cozinha (vocês arrebentaram!!), que ajudaram na ornamentação e que ajudaram na divulgação, muitos dos quais, abriram mão de participar da Viagem, para que outros pudessem desfrutar de um Excelente jantar progressivo. Muito OBRIGADO galera!! (por se deixarem ser usados por Deus, nessa obra).


Contamos com vocês para fazermos coisas ainda maiores conforme a vontade de nosso Deus.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Pra que eu comece a alcançar o Mundo.. (Missões)

É galera, campanha de Missões Mundiais tá aí.. você já parou pra pensar no que você tem feito pra alcançar o Mundo?? e pra alcançar o mundo? Já pensou em sair da sua "bolha" e conhecer a "bolha" de outras pessoas? Isso seria um bom começo pra quem tem vergonha de falar de Jesus. Você não precisa sair por aí falando e evangelizando todas as pessoas na rua (se bem que não seria má idéia), mas se você tem dificuldades de falar de Jesus pro seu mundo, pras pessoas que te cercam, você pode começar trabalhando a sua amizade com essas pessoas.

As pessoas precisam de amigos. Elas precisam de pessoas que as ouçam, que queiram estar juntas, que as amem. Se você, que se diz cristão, não está disposto a sair da sua bolha ou deixar que outras pessoas entrem na sua, você precisa repensar sobre o seu Cristianismo. Jesus nos ensinou a amar, o grande mandamento deixado por Cristo se resume no amor: Amar a Deus sobre todas as coisas; e ao Próximo como a nós mesmos.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35)
Este trecho da Bíblia Sagrada trata de momentos antes da traição e morte de Jesus. Jesus já sabia das coisas que estavam por vir, Ele sabia que ia morrer, Ele conhecia o plano perfeito do Pai. Jesus nos amou. Deus nos amou de uma forma tal que enviou Jesus (o melhor que Ele tinha, seu próprio filho) pra morrer da forma mais desprezível e sofrida pra que nós, "meros mortais", pecadores, tivéssemos acesso a salvação. E você fica aí isolado, "guardando" a salvação só pra você?

Saia da zona de conforto, saia da sua bolha, conheça as pessoas ao seu redor, conheça outras pessoas e permita que o seu Deus, que é amor, haja através da sua vida para que você ame ao seu próximo, demonstrando assim que você é um discípulo de Cristo. Comece hoje a fazer missões no mundo, seja luz, arregace as mangas e trabalhe na obra.

"E dizia-lhes: A Seara é grande, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara." (Lucas 10:2)

E não esqueça de contribuir na campanha: orando, indo e sustentando.




Pra quem tiver interesse em conhecer um pouco da JMM Jovem e do que tá rolando já rolou dá uma olhada nesse vídeo:

domingo, 3 de março de 2013

Entre vales, montanhas e WI-FI.




Quando estou fazendo um trabalho importante no computador e acesso a internet wi-fi para ver meu facebook, e-mail ou mesmo o 9-GAG que é um site de figuras engraçadas, às vezes minha conexão fica lenta e cai. 
Aí eu digo: “Tá bom Deus, eu vou parar de ver coisas supérfluas e vou focar no trabalho.” Então eu espero um pouco e a conexão normaliza e lá vou eu de novo. “Só mais umas figuras.” E o que acontece? A maravilhosa conexão vai e despenca. Parece que é culpa minha, mas a qualidade do sinal que é ruim mesmo.


Mas com Deus não é assim. Nós é que prejudicamos, enfraquecemos e perdemos a nossa conexão com Ele. Mas ter a conexão perdida não significa que nunca mais iremos recuperá-la. Se você esta num vale é porque desceu de uma montanha, e o que está em sua frente? Outra montanha! Você é quem decide se fica no vale ou escala a montanha. 


É mais fácil descer ao vale ou subir a montanha? Pois é, ninguém disse que seria fácil a vida cristã!  Mas lá em cima tem uma paisagem maravilhosa que nosso Criador nos dá. E mais, a conexão com Deus estará mais forte e estável porque estaremos mais próximos Dele, que nos fornece o sinal.

Anderson Thiago
15 de agosto de 2012

sexta-feira, 1 de março de 2013

Pequenos Grupos

Em Março a Unijovem SIB começa a se reunir em pequenos grupos com o propósito de estar em comunhão, louvar e adorar ao Senhor, estudar a Bíblia e orar! Isso tudo porque queremos estar cada vez mais conectados a Cristo, que é o cabeça da igreja. Mas Cristo é o cabeça de um corpo constituído por vários membros, que não devem funcionar apenas individualmente, mas em conjunto com os outros. Se você está no meio de uma rua, seus olhos vêem um carro se aproximando, seus ouvidos escutam o barulho da buzina, mas se seus pé resolvem ficar pulando em vez de correr, você provavelmente estará correndo risco de morte. Embora os seus pés tenham funcionado, eles não funcionaram de acordo com o resto do corpo, eles não atenderam à vontade da cabeça. 

Embora estejamos na igreja, no corpo de Cristo, alocados em algum ministério, não devemos servir (realizar a obra de Deus) de qualquer maneira. Devemos estar SEMPRE atentos ao que o Senhor quer fazer por meio de nós. Não fazendo as coisas como achamos que é melhor, "porque a gente sempre fez assim", ou "porque eu gosto de fazer isso", "porque uma vez a gente fez....". É claro que devemos fazer sempre o melhor pra Deus, e isso inclui usar nossos cérebros para planejar e executar as coisas da melhor forma. Mas nossos pensamentos devem estar em sintonia com os de Deus. 

Como podemos estar conectados com Deus? Buscando se aprofundar em um relacionamento real e pessoal com Deus. Então o Espírito Santo falará com você através da Bíblia, da Igreja, das Orações e das Circunstâncias. E se toda a Unijovem fizer isso, estaremos tão conectados com Cristo que conheceremos a vontade do Pai, e poderemos nos juntar a Ele em sua obra.

Enfim, queremos trabalhar os nossos relacionamentos para alcançar outros jovens, para andarmos em unidade, para termos a comunhão no sentido mais amplo da palavra KOINONIA (explicada biblicamente no livro de Atos capítulo 2). Por estes motivos, vamos começar estudando o livro "Convivência, cultivando relacionamentos confiáveis" (Josadak Lima), que é apenas um livreto de uma série de outros livretos com  temas que poderemos estudar posteriormente (dentre eles citamos Unidade, Liderança, Integridade). 

Contamos com a participação de todos os jovens nesse mês de Março, durante as reuniões semanais do nosso primeiro grupo, que se reunirá todas as segundas-feiras (a partir das 19:30h) em casas diferentes (Bruno, Carol, Rodrigo, Jaque). Em breve divulgaremos mapas, acertaremos as caronas e combinaremos outros detalhes. Mas não marquem outros compromissos nessas datas. Queremos estar buscando ao Senhor junto com você!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Unijovem SIB é RADICAL [2]

Neste final de semana nos despedimos (apenas por 2 anos, ou mais) de mais uma jovem atuante na Unijovem SIB. O nome dela - Priscylla Maressa. Com apenas 19 anos ela está indo participar do treinamento do Projeto Radical Amazônia, e em 3 meses estará sendo redirecionada ao seu campo missionário no interior do Amazonas.


Estamos felizes porque Deus tem levantado jovens em nossa igreja, para doar um pouco de suas juventudes para servir a Ele indo aonde muitos não teriam coragem de ir. Oramos ao Senhor que Ele continue a levantar outros jovens para cumprir com o IDE de Jesus de forma integral em outros lugares, e louvamos ao Senhor porque muitos já estão cumprindo o IDE em seus arredores.


Nós, que ficamos, temos a mesma missão de anunciar as boas novas do evangelho, e não somos menos importantes por não termos ido a lugares distantes para fazer isso, entretanto devemos nos lembrar que o nosso trabalho aqui, além de testemunhar do amor de Cristo, é segurar as pontas dos nossos irmãos que estão distantes. Através da Oração e contribuindo com ofertas para que eles tenham o sustento e não venham a passar por necessidades.


A oração é fundamental neste processo. Enquanto estamos juntos na SIB, como igreja, o missionário está no campo isolado e muitas vezes sem ter uma palavra abençoadora ou de conforto e encorajamento de um irmão. Muitas vezes o sentimento é de abandono ou solidão. A oração entra neste momento para que o Senhor esteja sempre atuante nas vidas dos nossos radicais, que eles possam ser supridos em tudo pelo Senhor e que a vida espiritual deles possa ser revestida e fortalecida pelo Espírito Santo. Nós como igreja e corpo de Cristo não devemos nos desconectar da Priscylla, ao contrário, precisamos estar cada vez mais conectados a ela através de Deus. Ela estará buscando ao Senhor durante este período, e se nós intercedermos por ela, automaticamente estaremos conectados a ela. Em Eclesiastes 4, a bíblia nos leva a refletir a respeito de 2 serem melhor do que 1, se um cair vai ter o outro pra ajudar a levantar. Por isso, devemos tomar a missão da Priscylla e dos outros radicais como nossa, e assim o Senhor fará grandes coisas por meio das vidas deles.

Enfim, deixo o vídeo apresentado no culto de comissionamento da Priscylla neste domingo (17/02).


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Segue-me


Ontem retornamos com todo gás do acampamento da família SIB 2013. A Unijovem SIB agradece a todos que se fizeram presentes neste acampamento. Foi bom demais passar esses dias juntos, em comunhão e aprendendo mais sobre o verdadeiro discipulado cristão.

Logo na chegada ao sítio tivemos alguns contratempos que poderiam ter desanimado essa galera, mas ao contrário do que poderíamos esperar, Deus usou estes contratempos para promover a comunhão, o entrosamento, a amizade e uma bela de uma caminhada entre os irmãos da SIB. Pra quem não sabe, fomos abandonados pelos ônibus que nos levavam ainda no segundo quilômetro do ramal São Francisco. Mas o Senhor providenciou carona (através dos carros dos irmãos da SIB) pra levar os irmãos até o sítio. No caminho, enquanto esperavam carona, alguns iam louvando e glorificando a Deus. Ainda nessa noite fomos abençoados com a palavra do Pr. Cléber.

No dia seguinte, Deus falou conosco através do Ir. Ricardo Rocco e Pr. Wilson, que abordaram o tema do discipulado enfatizando com algumas experiências pessoais. Na gincana, foram divididas as duas equipes: Águia e Chapolin (verde e vermelha). Essas equipes elegeram seus líderes, escolheram o nome, criaram os seus gritos de guerra/música, mascotes, e bandeiras.

Apesar das "brincadeiras" e rivalidades durante a gincana, a maioria dos acampantes, independente das equipes, puderam conhecer uns aos outros nos momentos de lazer após os cultos da manhã e noite (Jogando vôlei, futebol, brincando no igarapé, louvando de improviso no templo, brincando de uno, baralho, máfia, choque, viúva, social etc..).


Além da animação nas brincadeiras da gincana as duas equipes se destacaram pela criatividade e dedicação na execução da maioria das tarefas passadas. O que fez com que houvesse um equilíbrio impressionante nas pontuações das duas equipes.

Louvamos a Deus que mais uma vez nos levou ao SIB Camping, e nos permitiu viver mais uma experiência de aprendizagem, lazer e adoração ao Senhor. Durante esses dias fomos incentivados e convocados, através da palavra pregada, a sermos verdadeiros discípulos de Cristo e também discipuladores. E isso só é possível quando temos o amor de Cristo em nossas vidas: Primeiro somos alcançados por este amor, para que em seguida alcancemos outros com o amor de Cristo. Além disso, também foi enfatizada a necessidade da leitura do estudo da Bíblia, bem como a vivência dos seus princípios e ensinamentos.
Pra não me delongar muito vou tentar resumir o acampamento com algumas palavras: Segue-me; Amor; Discípulo; Exemplo; Bíblia; Reencontro; Amizade; Competição; Louvor; Brincadeiras; Intimidade; Reconciliação; Chuva; Atoleiros; Sorrisos; Lama; Abraços; Cansaço; Mascote Sumido; Filho Pródigo; Noite do Oscar; Churrasco; Família..... E tudo isso com DEUS presente e atuante em nossas vidas. Para quem quiser ver mais fotos é só curtir nossa página no Facebook e abrir Esse álbum aqui!