domingo, 27 de janeiro de 2013

Jesus o Carpinteiro

Sábado (26/01) a Unijovem se reuniu na SIB para aprender um pouco mais sobre Liderança. Nesta publicação, queremos falar a respeito de Cristo, o carpinteiro, e sua grande obra. Essa analogia pode ser melhor compreendida analisando a figura abaixo.



Jesus veio ao mundo com um único propósito - SERVIR (ao Pai). Em João 3.16, Jesus afirma que Deus amou tanto o mundo que enviou seu filho (Jesus) para que todos aqueles que acreditassem nEle viessem a ter a vida eterna. Ou seja, o serviço que Jesus tinha que fazer era salvar a humanidade. E Ele assim o fez, para Glória de Deus. Mas também nos deixou uma missão: devemos ir por todo mundo e pregar o evangelho. Portanto, nós que somos seguidores/discípulos de cristo, também somos responsáveis por anunciar as boas-novas da salvação.

Tá, mas o que que isso tem a ver com liderança? 

Bom, Jesus nos deu o maior exemplo de liderança que poderíamos ter, Ele estava conectado com o Pai, e conhecia a vontade do Pai, portanto Ele sabia o que tinha que fazer para agradar a Deus. Um bom líder deve ter uma boa visão, ele deve saber o que fazer para agradar a Deus, e essa visão nos é dada através de um relacionamento real e pessoal com Deus. 

O exemplo de Cristo nos mostra que para sermos líderes devemos antes sermos servos - E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Marcos 10:44-45).

Beleza, mas o que isso tem a ver com "Jesus o Carpinteiro"??

Vou tentar ser mais objetivo em relação a esta analogia.
  • Carpinteiro - Jesus.
  • Ferramentas - Somos nós.
  • Madeira (Matéria-Prima) - Representa a Grande Obra a ser feita por Cristo.
Jesus tem uma grande obra a realizar em nossas e através das nossas vidas. O grande propósito, da vinda de Jesus foi a salvação da Humanidade. Portanto esta é a grande obra que Jesus quer realizar. Ele nos deixou esta missão, mas nós não podemos salvar a humanidade porque nós somos limitados. Só Cristo pode salvar o mundo, da mesma forma, as ferramentas sozinhas não podem fazer nada para que a madeira seja transformada. Elas precisam que o carpinteiro use elas para que o trabalho seja executado.

O carpinteiro quer usar as ferramentas para transformar a madeira, mas antes de começar o serviço ele precisa limpar as ferramentas e verificar se elas estão aptas para o serviço. Por isso, se queremos ser usados por Cristo devemos antes estarmos limpos de todo pecado (aquilo que nos separa de Deus) e aptos para realizar a sua obra. Se não estamos prontos para o serviço, Deus utilizará outras ferramentas, mas a sua obra sempre será realizada. Quando deixamos Deus nos moldar, nos tornamos cada vez mais aptos para sermos usados por Ele. Levando em conta estes dois aspectos, reflita por que você ainda não está sendo usado por Deus? Talvez você esteja limpo e apto para a obra, porém você não está a disposição do carpinteiro. Isso ocorre quando não estamos dispostos a servir.

Deus quer usar a tua vida para fazer a Sua obra, mas é necessário que você se disponha a serví-lo. Além disso, o carpinteiro é o único que tem sabedoria e inteligência suficiente para dizer qual ferramenta deverá ser usada para realizar determinada tarefa. Desta forma, não devemos ficar nos queixando se não formos usados na hora, ou da forma que gostaríamos em determinada obra, mas antes devemos dar Glórias a Deus por Ele nos ter usado. A igreja é como se fosse a maleta de ferramentas do carpinteiro, nela existem muitas ferramentas, e cada ferramenta desempenha uma função específica na obra de Deus. 

A madeira que está sendo trabalhada, pode ser vista como as pessoas que Deus deseja transformar e salvar. A Unijovem da SIB quer ser usada por Deus para alcançar outros jovens com o evangelho de Cristo, quanto mais "ferramentas" tivermos a disposição mais jovens poderão ser alcançado por Deus. Algumas madeiras são mais duras do que outras, mas a força que será aplicada sobre a madeira, para que ela seja transformada, não vem de nós, mas de Cristo. Portanto, não devemos nos preocupar com a resistência ao evangelho, mas sim cumprir com a nossa missão (anunciar), a transformação só pode vir por meio de Cristo.

Outro detalhe importante que podemos extrair desta analogia é o fato de que, após acabada, a madeira se torna em uma nova ferramenta que irá servir a Deus, com o propósito que Ele designou para ela. 

Enfim, concluo dizendo que lider bom é servo bom. Todos nós devemos ser servos de Deus, para que Ele nos use em sua obra. O fato de uma pessoa ser lider e outra não, não quer dizer que A é melhor que B, mas sim que A é diferente de B, portanto A será usado de forma diferente que B. Mas independentemente da forma que seremos usados, o mais importante de tudo é que sejamos usados por Deus conforme a Sua vontade que é Boa, Perfeita e Agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário